Os Brindes Criativos Ainda Funcionam Na Fidelização de Clientes?
13 de abril de 2020
Pense na última vez que você precisou comprar um tênis. Quem é fã da Nike, provavelmente teve uma boa experiência de compra e vai voltar a comprar com a marca. Alguma característica vai atrair esses consumidores: o design, qualidade, preço, exclusividade ou durabilidade dos produtos. Mesmo que seja um pouco mais caro que a concorrência, o cliente quando precisar de um tênis vai diretamente à loja da Nike para comprar produto novo.
Isso acontece porque o cliente é fiel à empresa. Esta marca, especificamente, investe pesado na relação de lealdade com os clientes, buscando garantir que esses continuaram comprando suas linhas de produtos.
Por isso, fidelizar clientes é tão importante quanto conseguir novos clientes. Estes, além de consumirem, têm um grande potencial de engajamento, são capazes de atrair novos compradores, e disseminar as qualidades da marca.
O que essa marca fez para construir uma relação fiel com seus clientes? Continue lendo este artigo para descobrir a importância da fidelização do cliente e como os brindes criativos podem ajudar nessa missão, afinal, isto demonstra a busca que a sua marca está disposta a construir um vínculo duradouro com seus consumidores.
O que é fidelização do cliente?
A fidelização do cliente é um processo de manutenção dos clientes já conquistados.
Quando um cliente é fiel a uma empresa, ele não é facilmente influenciado pelo preço ou disponibilidade. Ele prefere pagar o necessário para garantir o serviço e/ou produto de qualidade que já conhece e ama.
Portanto, as empresas que buscam por fidelização precisam estar atentas para superar as expectativas de seus clientes. Um consumidor fiel possui maiores chances de voltar a consumidor da sua marca favorita nas próximas compras.
Por que a fidelização do cliente é importante?
A fidelização do cliente afeta quase todas as métricas importantes de um negócio. Sem clientes satisfeitos que continuam comprando da marca, a empresa terá dificuldades de sobreviver.
Os novos clientes tendem a ponderar mais na hora de consumir e não gastam tanto dinheiro quanto os clientes fiéis. Por isso, mantê-los satisfeitos é fundamental para o sucesso dos negócios. São esses consumidores os melhores para os negócios, porque ajudam a crescer e mantém os lucros altos.
Maior lealdade do cliente ajuda as empresas a crescer
Embora seja óbvio que os clientes que voltam a gastar são os bons para os negócios, existem outros benefícios mais sutis para os clientes fiéis.
Podemos pensar na velha metáfora do vazamento no balde. Imagine que uma empresa é como um balde e os clientes são como a água. Para encher o recipiente, é necessário muito líquido. Assim como as empresas que precisam prospectar muitos clientes até conseguir realizar suas vendas.
No entanto, visualize o balde com um buraco. A água, ou seja, os clientes que entram começam a escapar. A empresa não consegue manter os clientes. Mesmo que pudesse encher o balde mais rápido ainda perderia clientes valiosos.
Neste cenário, há uma urgência de entender quais são as falhas, o que está retardando o crescimento do negócio. Uma das soluções é investir na experiência do consumidor, priorizar a sua retenção e buscar a fidelização dos clientes.
A rotatividade de clientes não é a única força que atua no balde
Se custasse a mesma quantia para reconquistar os clientes perdidos, a rotatividade não seria tão importante. É muito mais caro conquistar novos clientes do que continuar vendendo para clientes existentes.
Para Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 mais vezes que manter os já existentes. Então, o esforço para a manutenção dos consumidores é, antes de tudo, um investimento que aumenta os lucros e diminui despesas.
As empresas com clientes desleais precisam gastar mais de seus recursos na aquisição de novos clientes. Clientes fiéis facilitam o crescimento das empresas.
Estratégias para fidelização de clientes
Vendas sempre serão um dos principais objetivos do marketing. Entretanto, diante do cenário atual, vender não é o suficiente para manter um cliente fiel à marca.
Em um ambiente dominado pela tecnologia, com inúmeras possibilidades de acesso à informação, as exigências dos clientes se tornaram mais específicas. Por essa razão, não só atender, mas superar as expectativas dos consumidores.
Pense que as pessoas se relacionam com as marcas que consome. A relação entre uma marca e seus clientes atravessam diferentes fases ao longo do tempo. Tudo começa no momento que o consumidor adquire, pela primeira vez, o produto ou serviço, até o momento em que ele deixa de se relacionar com a empresa.
As escritoras Kelly Mooney e Laura Bergheim autoras do livro “Os 10 Mandamentos da Demanda”, apresentam dez características, que de acordo com as suas observações, representam as novas prioridades dos consumidores:
- Ganhe a confiança – Toda empresa deve em primeiro lugar buscar a confiança e a lealdade do cliente.
- Inspire – O cliente compra as emoções, valores, e ideias da marca.
- Facilite a sua vida – Crie uma experiência única e você venderá mais.
- Dê o controle – O cliente deve se sentir bem, sentir que tem poder de decisão sobre suas ações e escolhas.
- Guie – Muitas vezes a função da empresa é ensinar e mostrar as principais funções do seu produto ou serviço.
- Mandamento 24/7 – Isto é, 24 horas, 7 dias por semana. Conveniência e rapidez são essenciais.
- Conheça – Para fidelizar, é preciso entender quem é o público.
- Supere as expectativas – Agregue valor ao produto ou serviço.
- Recompense – O cliente fiel merece ser “mimado” com brindes em função de sua confiança à empresa.
- Fique ao seu lado – Estabeleça um relacionamento duradouro ao longo do tempo.
Como fidelizar clientes usando brindes criativos
Com a ajuda do marketing de exclusividade e promocional é possível fortalecer a relação entre marcas e clientes.
Vamos imaginar um cenário em que há dois sites de calçados. Os produtos e preços são os mesmos, porém apenas um deles oferece brindes no final da compra. Quem teria mais chance captar clientes?
Provavelmente, o site que ofereceu recompensas vai atrair mais pessoas e concretizar mais vendas, justamente, por reconhecer a importância dos clientes. Essa ação, apesar de parecer simples, pode fazer toda a diferença.
Criação de brindes em Impressão 3d
Na busca por inovação no mercado de brindes, as marcas recorrem à impressão 3d pela oportunidade de criar produtos exclusivos e criativos. Essa tecnologia permite a produção de brindes personalizados, miniaturas e mascotes de marcas com alto grau de detalhamento e com opções variadas de cores, formas e tamanhos.
Com a impressão 3d é possível criar brindes personalizados. As marcas que desejam surpreender seus clientes com ações promocionais diferentes, têm a chance de desbravar uma tecnologia com inúmeras possibilidades de criação.
Os brindes sempre tiveram uma boa recepção entre os clientes, mas os brindes tridimensionais permitem que a marca explore um aspecto muito importante dentro do marketing: exclusividade. Quem ganha o brinde, em uma promoção ou evento, tem em mãos um objeto único e isso, por si só, aguça o interesse das pessoas.
Investir em brindes 3d é agregar valor à marca. É um meio de se diferenciar em dos concorrentes e, assim, construir mais razões para os consumidores escolherem o seu produto ou serviço. Busque causar lembranças positivas, para que as pessoas se tornem clientes fiéis e porta-vozes da sua marca.
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