Como Conquistar Novos Clientes Utilizando Brindes Criativos em 2020
12 de maio de 2020
Está pensando em investir em brindes para promover sua marca? A estratégia de distribuição de brindes para clientes e parceiros não deve ser subestimada, visto que, ela pode fazer a diferença no marketing corporativo da sua empresa.
Entre os resultados alcançados, estão o fortalecimento da imagem da marca e o estímulo a divulgação espontânea. Além disso, os brindes atraem novos clientes e reforçam a relação com os atuais, o que garante a fidelização do público.
Para que você entenda como os brindes corporativos conseguem trazer tantos benefícios, acompanhe este artigo. Reunimos algumas informações para te ajudar a escolher o brinde ideal para o seu público. Vamos lá?
Por que investir em Brindes Criativos?
Se você já participou de algum evento ou feira de negócios, provavelmente saiu de lá com alguma caneta, bloquinho de anotações ou copo com o logo das marcas de cada estande. Os brindes são sempre bem recebidos entre o público, principalmente, quando não são convencionais.
Eles podem ser utilizados em diferentes situações, como lançamentos de produtos ou serviços, inaugurações de filiais, promoções, programas de incentivo, etc. Essa estratégia de marketing é uma grande aliada no pré ou pós venda. As oportunidades de aplicação dos brindes são inúmeras, vão depender dos objetivos da marca: aumentar vendas, conquistar simpatia, atrair parceiros e dar mais visibilidade à marca.
Os brindes personalizados para eventos, quando comparados aos brindes tradicionais, trazem melhores resultados. A personalização é uma forma da marca reconhecer a importância dos seus clientes, pois demonstra uma dedicação especial, entregando um item exclusivo, feito especialmente para o seu público, evento ou campanha.
Os consumidores tendem a gostar mais de brindes diferenciados, úteis, divertidos e que estão relacionados à marca. Então, crie brindes úteis e criativos: pense em funcionalidade, personalize e explore as tendências do momento.
A importância dos brindes personalizados no Marketing Corporativo
Para entender melhor a eficiência dos brindes, separamos três características positivas. Confira!
1 – Estimular a divulgação espontânea:
Os brindes fazem com que a marca seja vista e lembrada com mais frequência por quem os recebeu. Isso resulta em marketing espontâneo, o famoso “marketing boca a boca”. Se o cliente gosta do brinde, espontaneamente, passa a recomendar a marca para seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Pensando no contexto das redes sociais, os brindes são uma ótima oportunidade de divulgação, pois é comum ver pessoas compartilhando suas opiniões e experiências de consumo. Quem ganha um brinde pode assumir o papel de admirador da marca e, assim, falar positivamente sobre ela em suas redes.
Mesmo quem não tenha se sentido tão impactado pelo brinde, pode ficar com a marca na cabeça. Dessa forma, quando alguém pedir uma indicação de produto ou serviço, ela provavelmente dirá que conhece uma empresa.
A marca consegue se divulgar e atrair novos clientes sem um investimento direto em propaganda, apenas com a satisfação de seus consumidores.
2 – Fortalecer a imagem da marca:
É difícil encontrar alguém que não gosta de receber brindes. Um cliente que recebe um “mimo” estabelece uma imagem positiva em relação à marca. A estratégia aproxima clientes e fortalece a relação entre marca e consumidor.
Também podemos dizer que os brindes ajudam a público a criar uma boa recordação em relação ao negócio. O brinde permanecerá com a pessoa que o recebe por semanas ou meses. De forma orgânica, são formados laços afetivos que resultam em novos clientes ou novos parceiros.
As pessoas estão mais dispostas a consumir de uma marca que se preocupa em oferecer benefícios, principalmente se for um brinde criativo e original.
3 – Versatilidade em ações de marketing:
Para completar os benefícios, temos que falar das inúmeras possibilidades de aplicações dos brindes personalizados. Sua marca pode entregar em diversos tipos de situações, e ainda tem um leque de opções para distribuir os brindes. Desse modo, consegue escolher o presente ideal para cada cliente, evento ou época do ano.
A eficiência dos brindes em números
Se sua marca ainda está em dúvidas se deve ou não investir em brindes, vamos analisar alguns números. A Promotional Products Association International (PPAI) é uma associação internacional da indústria de produtos promocionais, uma grande autoridade no assunto.
Em 2017, a PPAI realizou uma extensa pesquisa para mapear o comportamento do consumidor e encontrou resultados interessantes, especialmente, para as marcas que desejam desenvolver campanhas de marketing promocional:
- 83% dos consumidores gostam de receber brindes corporativos com uma mensagem publicitária,
- após receber um brinde personalizado, 85% dos consumidores fazem negócios com a marca,
- mais da metade, 58% dos consumidores guardam o brinde criativo de um à quatro anos
Os dados demonstram que os brindes possuem uma ótima aceitação entre as pessoas, se bem planejados, podem atingir o público-alvo e alavancar as vendas das marcas.
Como escolher brindes criativos para clientes?
Você já sabe o que são os brindes e como eles geram impactos positivos para o consumidor. Agora, é preciso descobrir como se destacar e escolher o brinde ideal.
Crie brindes corporativos com Impressão 3D
Para trazer bons resultados, os brindes precisam ser personalizados. Isto é, devem ter o logo, algum slogan ou, pelo menos, as cores que remetem à identidade visual da marca.
Quando se trata de estratégia de distribuição de brindes, a personalização é um item básico. Os brindes corporativos criativos não são novidades no mercado, mas nos últimos anos foram aprimorados e muitas inovações surgiram graças à impressão 3D. Sua marca conhece os brindes feitos a partir de impressão 3D?
A impressão 3D também é conhecida como manufatura aditiva. Seu processo de produção de objetos começa a partir de modelos digitais desenhados em softwares de modelagem 3D. Resumidamente, as impressoras “leem” os arquivos digitais e, em seguida, criam objetos físicos tridimensionais – com comprimento, largura e profundidade.
Nas tecnologias mais populares a matéria-prima vai sendo sobreposta até que o objeto esteja completo em finas camadas, mas existem outros métodos mais complexos.
Essa tecnologia abre um leque de possibilidades, é possível criar brindes personalizados, miniaturas e mascotes de marcas. Ao utilizar os brindes 3D, as marcas reinventam suas campanhas e proporcionam exclusividade ao público.
Distribuir brindes também é uma forma de agregar valor à marca. A percepção dos clientes vai melhorar, pois, sua marca estará proporcionando um brinde inovador, uma experiência única e exclusiva – só quem participou da promoção ou evento terá o brinde. A busca por novidades é um aspecto de diferenciação entre a concorrência.
Uma possibilidade é criar brindes 3D colecionáveis, essa ação de marketing promocional traz um retorno positivo, potencializando a visibilidade da marca entre os consumidores.
Defina seus objetivos
Tenha em mente quais os objetivos a sua marca quer alcançar na entrega dos brindes. Isso vai interferir diretamente na ocasião de distribuição dos itens. Veja algumas das motivações para investir em brindes criativos:
1- Lembrança da marca: principalmente em eventos e feiras, você quer que o visitante se lembre do que foi visto no seu estande, por isso, entrega algum objeto com a identificação da marca;
2- Reconhecimento: para parceiros e clientes que sejam bons compradores, como um agradecimento pela boa relação compartilhada;
3- Abertura de negócios: em visitas a possíveis clientes ou parceiros, em lançamento de produtos ou serviços, sua marca também pode distribuir brindes;
4- Conexão com o público: também é possível criar brindes para atrair e fidelizar novos clientes para sua marca.⠀
Outra dica é aproveitar para fazer marketing sazonal, ou seja, crie brindes criativos para as datas comemorativas do ano. Por exemplo, no mês de dezembro, entregue para seus funcionários brindes ou troféus em reconhecimento ao trabalho realizado durante o ano.
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As oportunidades são praticamente infinitas quando se trata de brindes 3D. Você está desenvolvendo brindes corporativos para eventos, brindes criativos para funcionários, um novo plano de marketing e se interessou?
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