O que é a impressão 3D FDM?
O crescimento, popularização e a expansão dessa tecnologia tornou possível o desenvolvimento de vários tipos de impressão 3D, tendo cada uma a sua própria singularidade.
Não podemos esquecer de mencionar o seu aproveitamento em diversos setores do mercado, tais como: alimentício, hospitalar, imobiliário e outros.
Graças a isso, hoje temos diversos tipos de impressoras realmente gigantes, que são capazes de imprimir placar prontas de concreto para a construção civil.
Podemos contar até mesmo com impressoras milimetricamente perfeitas, que conseguem imprimir tecidos humanos e até próteses ortopédicas.
Por fim, chegamos a finalmente citar a impressora 3D FDM. Esta pode ser usada para desenvolver nossos produtos da melhor forma possível.
A impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling) produz seus objetos camada por camada a partir de um arquivo 3D gerado em computador, transformando-o em um objeto com uso de um material termoplástico.
Como a impressão 3D FDM funciona?
A fase inicial do projeto é a criação de sua impressão, isso é, você passa a idealizar o objeto que será impresso.
Depois, você precisa desenvolver melhor o projeto, que no caso resultará em um arquivo de desenho 3D.
Depois que o arquivo estiver pronto, você precisa converter o arquivo para um formato que seja suportado pelo software da impressora, para que este faça a leitura do projeto e inicie a impressão.
A impressora 3D FDM irá ler o arquivo, depois segmentará por camada, e por fim, fará a sua impressão através da sobreposição.
Falando de modo simples, ela irá dividir o seu objeto por camadas e por meio delas, fará a sua impressão, uma em cima da outra, o que resulta em um objeto final.
O tempo necessário para a produção em impressão 3D FDM é variado, dependendo basicamente de sua geometria e tamanho da peça.
Além disso, algumas impressoras conseguem até mesmo imprimir diversos materiais, tais como como cerâmica, plásticos, resinas, alimentos, tecidos humanos, e outros. Isso é algo que pode diminuir ou acelerar o processo.
O que é possível fazer com essa tecnologia?
Você pode fazer qualquer tipo de objeto que imaginar, algumas opções seriam:
- Protótipos de peças, objetos e produtos sem precisão de moldes ou usinagem
- Mockups de seus projetos para apresentação
- Maquetes com precisão e alto nível de detalhes
- Jóias e acessórios de moda
- Esculturas, peças de arte e decoração
- Próteses, adaptação de próteses e exoesqueletos
- Miniaturas, Figure Actions
- Réplicas, props e acessórios para cosplay de personagens de filmes e games
- Brindes totalmente personalizados e únicos
- Troféus personalizados
- Instrumentos musicais
- Peças de reposição
- Utilidades diversas
- Ferramentas e Gabaritos
- Dispositivos e peças para uso geral
- Moldes positivo e negativo
Tendo isso em mente, você pode fazer praticamente tudo o que imaginar. Basta colocar em prática. Assim, você pode ficar à vontade para usar a impressão 3D FDM em seu negócio.
Esse tipo de impressão tem sido muito utilizado na publicidade de produtos e muitas pessoas acabam ficando bem impressionadas com o que veem.
Conclusão
Como você viu, a impressão 3D FDM pode ser muito bem utilizada em sua empresa, e por isso, você pode ficar à vontade para usar isso em seus produtos e chamar mais a atenção de potenciais clientes.
Vamos iniciar seu projeto?
Solicite seu orçamento agora mesmo.*
*exclusivo para clientes corporativos.
Impressão 3D em São Paulo – Brindes criativos, troféus personalizados e prototipagem rápida.
Precisando de um orçamento de impressão 3D? Entre em contato conosco pelo email contato@OALOO.com.br ou pelo telefone ( 11 ) 3042 4488