Como a Impressão 3D Mudou o Marketing Para Sempre?
7 de maio de 2020

É inegável o impacto da impressão 3D em diversos setores da nossa sociedade, desde a indústria até as áreas de saúde, engenharia, arquitetura, educação. Em meados de 1984, o norte-americano Chuck Hull criou as primeiras impressoras 3D, no entanto, nos últimos anos, tanto o tamanho das impressoras quanto seu custo diminuíram drasticamente.
Como resultado, a tecnologia se espalhou e ganhou diferentes aplicações. Essa tecnologia já foi usada para criar produtos personalizados na aviação, produtos médicos, eletrônicos de consumo, arquitetura e vários outros setores. Mas, essas não são as únicas maneiras de utilizar a impressão 3D.
Os profissionais de marketing e comunicação estão sempre atentos às tecnologias que possam aprimorar suas próximas campanhas. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais a impressão 3D pode aprimorar sua próxima campanha de marketing:
Como funciona a Impressão 3D?
A impressão 3D- ou manufatura aditiva -, é utilizada na fabricação de objetos sólidos tridimensionais. Basicamente, a partir de desenhos digitais feitos em softwares de modelagem 3D, as impressoras “leem” os arquivos digitais e, em seguida, começam a criar objetos físicos com comprimento, largura e profundidade.
Nas tecnologias mais populares a matéria-prima vai sendo sobreposta até que o objeto esteja completo em finas camadas – porém há outros métodos mais complexos.
Impressão 3D personalizada
Muitas pessoas acreditam que a impressão 3D revolucionará completamente a fabricação de produtos. Sabe por quê? Porque dá às marcas o poder de criar de forma rápida itens personalizados e exclusivos para seus consumidores.
Atualmente, a cultura de consumo em massa e produtos produzidos em larga escala, está se chocando como as novas prioridades dos clientes: produtos e serviços de confiança, melhores experiências de consumo e produção sustentável.
As marcas que utilizam a impressão 3D como ferramenta em suas campanhas de marketing têm como objetivo fornecer uma experiência única e memorável para cada cliente. Especificamente, em eventos essa é uma combinação perfeita, grandes empresas conseguem se aproximar de seus clientes utilizando brindes criativos e como resultado, encantam, despertam curiosidade e geram uma experiência especial ao público – isso é Live Marketing!
Cirque du Soeil: um case de sucesso!
Por exemplo, em 2017 a Oaloo teve um desafio diferente com o Cirque du Soleil. Havia 3 anos que a companhia não se apresentava no Brasil e, ao chegar aqui, trouxe na bagagem um desejo: oferecer um presente único para seu público.
A solução encontrada foi levar um pouco da magia do Cirque du Soleil para a casa de cada um dos espectadores: criamos uma miniatura da tenda onde ocorre o espetáculo. Escaneamos uma réplica da tenda de Amaluna para gerar um modelo 3D em alta definição. Após isso, utilizamos nossas impressoras 3D para dar vida ao projeto.
Ao final da turnê, entregamos mais de 30 mil tendas personalizadas com as datas dos espetáculos e cidade onde aconteceram. Tudo personalizado feito para encantar o público.
A repercussão foi enorme: centenas de mensagens e posts nas redes sociais identificados. O sucesso atravessou as fronteiras do Brasil e chegou ao Canadá: criamos versões exclusivas da tenda para o corpo diretivo do espetáculo e até mesmo para os próprios artistas do Cirque du Soleil.
Confira o vídeo-case abaixo:
Cada vez mais marcas seguem o exemplo do Cirque du Soleil e usam a impressão 3D em suas campanhas. Com certeza, as pessoas que voltaram para suas casas com seus brindes 3D, têm uma lembrança especial e se sentem especiais por terem vivido aquele momento.
Torne sua marca inesquecível
Quando falamos dada ação de marketing do Cirque du Soleil, contamos que espontaneamente as pessoas compartilharam nas redes sociais suas impressões a respeito das miniaturas em impressão 3D. Isso mostra que ao ganhar brindes personalizados ou participar de eventos, as pessoas tendem a compartilhar nas redes sociais.
Quando se trata de eventos, uma maneira de fazer com que as pessoas falem sobre o assunto é demonstrando os processos de fabricação por meio das impressoras 3D. Como muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com a tecnologia 3D ou até podem conhecer, mas nunca viram pessoalmente, elas provavelmente se sentirão motivadas o suficiente para registrar esse momento e compartilhar com seus amigos.
O público quer interagir e se envolver com os processos criativos da marca. Por isso, tanto ao vivo quanto por vídeos a impressão 3D em eventos aproxima o público.
Viralize sua marca nas redes sociais
Essa é uma chance de fortalecer a imagem da marca e atrair novos clientes. Criar uma hashtag personalizada para sua campanha ou evento, é uma excelente maneira de alavancar a marca online e promovê-la nas redes sociais.
Isso auxiliará a empresa a acompanhar e mensurar as interações, além de possibilitar que as pessoas que estão lendo as postagens descubram de que marca todos estão comentando.
Impressão 3D ao vivo em eventos
Embora as impressoras 3D tenham ganhado popularidade nos últimos anos, elas ainda são inacessíveis para muitas pessoas. Por esse motivo, são associadas à exclusividade. Apresentar uma impressora 3D ao vivo no seu evento remete a valores como sofisticação, inovação, capacidade de se reinventar e ser singular. Se essa é a imagem que você deseja criar para o evento da sua marca, a impressão 3D deve fazer parte da sua estratégia.
Além disso, as soluções aditivas oferecem um potencial diversificado, que você não pode alcançar (pelo menos satisfatoriamente) com estratégias convencionais.
Duas opções são possíveis. A primeira é redesenhar os produtos já existentes e conhecidos pelo público. A segunda é fabricar novos produtos, desenvolvidos especificamente para a impressão 3D, ou seja, é possível criar um produto do zero totalmente exclusivo para a campanha de marketing da sua marca.
Confira o vídeo-case em parceria com a Adidas:
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