Como a Impressão 3D Revolucionou o Marketing Promocional?

5 de maio de 2020

impressao-3dTodos os dias surgem notícias de tecnologias que prometem novas oportunidades para empresas e consumidores.
Essa busca por inovações é algo inerente da natureza humana, potencializado pela revolução digital e acesso à internet.

As estratégias de marketing somadas a tecnologia buscam melhorar a experiência de consumo –  desde o momento em que o cliente procura por um serviço até o momento que decide comprar – e fortalecer o relacionamento entre marca e público-alvo. Pense em marcas como Nubank, iFood, Netflix, Loggi e outras, é assim que funcionam. 

De todas as tendências que repercutiram, da tecnologia de pagamento móvel até o beacon, a impressão 3D foi apontada como a estratégia certa para quem deseja uma solução criativa para campanhas de marketing promocional.

Vamos entender como a impressão 3D pode alavancar sua estratégia de marketing promocional e fazer com que sua marca seja memorável e, claro, venda mais. Entendendo melhor como agregar valor por meio da tecnologia e, de quebra, como os brindes criativos personalizados  ajudam a fortalecer a percepção dos clientes em relação à marca!

O que é impressão 3D?

Basicamente a impressão 3d – também conhecida como manufatura aditiva – é usada na produção de objetos físicos a partir de um modelo digital tridimensional feito em computador. O produto ganha forma através das sucessivas sobreposições de finas camadas de matéria-prima, no caso da tecnologia amplamente utilizada pela Oaloo.

Essa tecnologia é considerada mais sustentável, pois devido a dinâmica particular de produção, utiliza-se a quantidade exata de matéria prima, evitando assim seu desperdício. Além disso, há a possibilidade de produzir através de materiais recicláveis e biodegradáveis. Outra grande vantagem é a produção local, sem necessidade de importação – com seus altos prazos de entrega e custos de logística.

Essa tecnologia oferece um enorme potencial em diferentes setores e diversos usos. Na área de saúde, a impressão 3D já está sendo usada para criar aparelhos auditivos personalizados, implantes dentários e até mãos protéticas. 

Na estação internacional espacial, os astronautas estão usando a tecnologia de impressão 3D para produzir os mais diversos itens, entre eles experimentos e ferramentas necessárias em suas atividades. Para a área de marketing promocional,  os resultados também são positivos!

Como a impressão 3D auxilia o marketing promocional?

A impressão 3D permite a impressão de uma variedade de produtos. Pense em criar brindes personalizados, miniaturas, mascotes de marcas e troféus exclusivos com alto grau de detalhamento e opções variadas de cores, formas e tamanhos. Além disso, é possível até mesmo ter uma impressora 3D ao vivo em seu evento, uma ativação que é garantia de encantar clientes e gerar um alto engajamento.

Do ponto de vista de marketing, há inúmeras oportunidades para enriquecer campanhas e inovar práticas já conhecidas, como a distribuição de brindes. Ao investir em brindes 3D sua marca oferece uma experiência única ao cliente, só quem esteve naquele evento ou participou daquela ação, vai possuir o objeto. 

Em 2017, a PPAI (Associação de Produtos Promocionais Internacionais), realizou uma extensa pesquisa para mapear o comportamento do consumidor e encontrou resultados interessantes, especialmente, para as marcas que desejam desenvolver campanhas de marketing promocional:

  • 83% dos consumidores gostam de receber um brinde corporativo com uma mensagem publicitária,
  • após receber um brinde personalizado, 85% dos consumidores fazem negócios com a marca,
  • mais da metade, 58% dos consumidores guardam um brinde criativo por um à quatro anos.

Marcas como Chevrolet, Santander e Google adotaram a impressão 3D e executaram ações de marketing bem-sucedidas, interagindo com seu público e proporcionando um brinde criativo em seus eventos.

Além disso, para muitas pessoas as impressoras 3D ainda são uma grande novidade. Ao trabalhar com a tecnologia, sua empresa provoca uma série de sentimentos positivos e reforça as qualidades da marca. Dessa forma, os clientes associaram o brindes à coisas boas, aumentando as chances de consumirem os produtos ou serviços da sua marca. 

Essa é uma solução criativa e inovadora para uma prática de marketing já conhecida. Distribuir brindes personalizados 3D  é a oportunidade de agregar valor à marca, fazendo com que os clientes tenham contato com ela no dia a dia.

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Personalização de brindes

Não é de hoje que produtos personalizados chamam atenção dos consumidores. A personalização se tornou um requisito para muitos clientes, tornando assim, a relação com o produto e a associação com a marca mais fortes. 

Estatísticas do Prime Group mostram que mais da metade dos clientes (61%) afirmam preferir produtos e designs personalizados, ou seja, proporcionar algo exclusivo pode se tornar um diferencial para a sua marca.

Brindes 3D personalizados chamam mais atenção, com eles a imagem da marca fica mais forte na memória das pessoas. Pensando no objetivo dos brinde – ser a lembrança da marca -, a personalização faz toda diferença, pois cria laços afetivos com o cliente e estimula a percepção foi feito especialmente para ele. Veja um exemplo:

Panasonic: um case de sucesso!

Em parceria com a Panasonic, criamos miniaturas de dois lançamentos da marca: o Refrigerador Fost Free e a Lavadora Black Premium. Buscamos reproduzir fielmente cada detalhe dos produtos através da impressão 3D.

A reação de quem recebeu os brindes não poderia ter sido melhor, todos identificaram os novos produtos nas miniaturas 3D e avaliaram esta estratégia como muito criativa. 

Os brindes personalizados 3D marcaram um momento importante da marca e de seus colaboradores. Os presenteados ficaram empolgados e engajados com o lançamento e a percepção deles em relação à marca ficou ainda mais positiva. Pense no orgulho das pessoas trabalhando nessa empresa e quanto aquele presente foi significativo.

É esse efeito que buscamos ao produzir brindes e troféus personalizados em impressão 3D. Para as marcas queremos criar um diferencial e para os presenteados queremos que se sintam especiais ao possuírem um item exclusivo.

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Com passar do tempo, percebemos que a maioria das empresas que buscam por essa tecnologia tem o objetivo de criar algo que os represente e que as pessoas se identifiquem.

Fora isso, ao usar a tecnologia 3D as marcas podem se envolver no processo criativo do brinde, ou seja, é possível construir desde o projeto digital até o produto impresso.

Se a sua marca deseja criar algo totalmente novo e exclusivo é possível, assim como é permitido se basear em algum modelo digital pré existente. Isso possibilita que pequenas alterações ocorram durante o processo de criação do brinde, garantindo que tudo se encaixasse perfeitamente como o planejado pela campanha de marketing promocional.

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Sua empresa está desenvolvendo um projeto de marketing e se interessou por brindes 3D? Na OALOO já trabalhamos com marcas como Santander, Google, Danone, Smart Fit e teremos o prazer de apresentar a proposta mais adequada para o perfil da sua empresa, ocasião ou evento que você está organizando. Entre em contato no formulário abaixo!

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